Com o surgimento do coronavírus, vem surgindo também uma avalanche de boatos sobre o assunto, alguns inofensivos, mas outros muito perigosos, que podem colocar a vida de pessoas em risco, como o que diz que álcool gel não mata o vírus e que o adequado é usar vinagre, levando muita gente a acreditar nessa fake news.
Abaixo lista de fake news sobre o coronavírus, de forma sucinta, que será atualizada sempre que necessário. Clique no link da fonte para informações detalhadas.
1. Álcool gel não tem eficácia e o ideal é usar vinagre e outros produtos para prevenir o contágio do coronavírus. É FAKE NEWS! A Anvisa afirma que "a lavagem de mãos com água e sabão e o álcool gel 70% é o procedimento padrão e mais recomendado na literatura médica para prevenção de infecção não somente pelo coronavírus, mas também por outros agentes patogênicos".
Fonte: https://g1.globo.com
2. Tomar banho de cal diluído em água cura e imuniza contra o coronavírus. Essa mensagem consta num vídeo gravado por um tal de Esdras Prado e compartilhado nas redes sociais. É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
3. Chá de erva doce cura coronavírus. É FAKE NEWS! Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir ou curar a infecção pelo coronavírus (COVID-19).
Fonte: www.saude.gov.br
4. Chá de abacate com hortelã previne coronavírus. Essa mensagem consta num vídeo gravado por uma mulher e compartilhado nas redes sociais. É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
5. Paciente com coronavírus curada em 48 horas utilizando medicamentos de AIDS. É FAKE NEWS! Ainda não há medicamento para o coronavírus.
Fonte: www.saude.gov.br
6. Coronavírus pode ser curado com tigela de água de alho fervida recentemente. É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br/
7. China busca aprovação de tribunal para matar mais de 20 mil pacientes com coronavírus para evitar a disseminação do vírus. É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
8. Coronavírus vem do morcego. É FAKE NEWS! De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe nenhuma comprovação científica de que o coronavírus (COVID-19) veio dos animais.
Fonte: www.saude.gov.br
9. Coronavírus veio do inseticida. É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
10. Fibrose nos pulmões ao respirar e coronavírus. É FAKE NEWS! A mensagem diz que se aguardar até ter febre e/ou tosse para ir ao hospital, os pulmões geralmente terão 50% de fibrose e é tarde demais. Coronavírus não provoca fibrose.
Fonte: www.uol.com.br
11. China cancelou todos os embarques de produtos por navio. É FAKE NEWS! O Ministério da Saúde afirmou que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus.
Fonte: www.saude.gov.br
12. Médicos tailandeses curam coronavírus em 48h. É FAKE NEWS! Não existe, até o momento, nenhum medicamento que cure o novo coronavírus.
Fonte: www.saude.gov.br
13. Plástico bolha e o novo coronavírus. É FAKE NEWS! A mensagem falsa diz que, "antes de estourar plástico bolha, lembre-se que o ar vem da China". O Ministério da Saúde afirma que vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias. O vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal.
Fonte: www.saude.gov.br
14. Bordel em Valência, na Espanha, mantém 86 pessoas em quarentena devido coronavírus. É FAKE NEWS!
Fonte: www.boatos.net
15. Uísque e mel contra coronavírus - É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
16. Óleos para combater coronavírus - É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
17. Chá imunológico contra o novo coronavírus - É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
18. Vitamina C + zinco e o novo coronavírus - É FAKE NEWS!
Fonte: www.saude.gov.br
19. Novo coronavírus foi criado em laboratório. É FAKE NEWS! A mensagem falsa diz que o coronavírus teria estrutura similar ao HIV e, com isso, teria sido criado facilmente em laboratório, sendo que a descoberta teria sido feita por cientistas da Índia.
Fonte: www.saude.gov.br
20. O vírus é fraco e não resiste ao calor. Temperaturas de 26 ou 27° C já matam o dito cujo. É FAKE NEWS! Se isso fosse verdade, o vírus não seria capaz de causar uma infecção em seres humanos, já que a temperatura média do nosso corpo varia entre 36°C e 37°C.
Fonte: https://jornal.usp.br
21. O vírus é muito mais resistente em superfícies metálicas onde pode se manter vivo por até 12 horas. Assim, evitar passar as mãos em corrimãos é importantíssimo. É FAKE NEWS! Os coronavírus não duram 12h, mas sim de 2 horas até 9 dias em qualquer superfície, não só as metálicas. O tempo que ele vai durar depende de vários fatores, como quantos vírus estão ali, da temperatura e umidade do ar (quanto mais frio e úmido, mais tempo ele dura).
Fonte: https://jornal.usp.br
22. deve-se beber água quente ou chás quentes para matar o vírus. É FAKE NEWS! O vírus infecta os pulmões, porém o chá ou água quente não chegam até lá.
Fonte: https://jornal.usp.br
23. O vírus fica resistente nas mãos por 10′. É FAKE NEWS! Não existem artigos que tenham medido quanto tempo o vírus dura nas mãos, porém sabe-se que isso depende de vários fatores, como quantos vírus estão ali, da temperatura e umidade do ar (quanto mais frio e úmido, mais tempo ele dura).
Fonte: https://jornal.usp.br
24. Tome alguns goles de água a cada 15 minutos, pelo menos, pois o vírus entra em sua boca … beber água ou outros líquidos os lavará pelo esôfago e pelo estômago. Uma vez lá na barriga … seu ácido do estômago matará todo o vírus. É FAKE NEWS! Manter a hidratação do nariz e da boca realmente dificulta a infecção pelo vírus, mas não tem nada a ver com “lavar” o vírus pelo esôfago/estômago.
Fonte: https://jornal.usp.br
