Policiais federais civis e militares invadiram o congresso nacional hoje e descobriram um grande golpe em todos brasileiros

Está circulando nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp, um vídeo acompanhado de uma mensagem em que são feitas várias afirmações. 

Veja, a seguir, o texto com
partilhado que acompanha o vídeo,  na íntegra:

Acorda BOLSONARO Policiais federais civis e militares invadiram o congresso nacional hoje e descobriram um grande golpe que vai ser dado em todos brasileiros ,  e a mídia ficou caladinha
 Mobilização em Brasília contra a PEC da previdência
 Divulguem,  o máximo que puderem não podemos ficar parados!!!
R$6 milhões, é o valor que vai receber cada deputado que votar pela Reforma da Previdência que corta a aposentadoria dos pensionista do INSS, vão declarar falência pois o dinheiro vai ser usado para outros fins  irão culpar a pandemia e o presidente BOLSONARO depois do Brasil entrar em cãos ,  Estão querendo tirar o zap do ar pra que essa mensagem nâo viralize áté eles tomarem uma providencia! VAMOS VIRALIZAR! MANDE PRA TODOS SEUS CONTATOS!
A Globo está tentando esconder a todo custo, mas o zap vai divulgando...
Estou enviando como recebi, o STF vai quebrar os cofres publico so para atingir o presidente ! Notícia vazada da inteligência de uma das forças polícias de investigação ! Os aposentados terá seus salários cortado por um tempo e todos os pensionistas do Brasil , fiquem atentos !!!!

Mas, afinal, tudo isso procede ou são apenas fake News?

Para início de conversa, o vídeo não é de hoje e nem atual, mas sim de policiais invadindo o Congresso Nacional, em 2015, em protesto contra as mudanças então propostas no projeto de reforma da previdência, que afetariam a categoria.

Portanto, o vídeo não é atual e nem mostra os policiais federais civis e militares (sic) invadindo o Congresso Nacional porque teriam descoberto um grande golpe que seria dado em todos os brasileiros.

Uma segunda afirmação é de que cada deputado iria receber 6 milhões de reais para votar pela reforma da previdência, que "corta a aposentadoria do pensionistas do INSS". Isso, de os deputados receberem esse dinheiro para aprovar a reforma da previdência, também não procede e esse boato já foi desmentido várias vezes, sendo, portanto, uma fake news requentada.

Uma terceira informação é no sentido de que vão declarar a falência (do INSS?), pois o dinheiro vai ser usado para outros fins e irão culpar a pandemia e o presidente Bolsonaro "depois do Brasil entrar em caos".  É mais uma afirmação vaga e sem nenhum sentido e, obviamente, falsa.

Uma quarta afirmação é de que estão querendo tirar o WhatsApp do ar para que esta mensagem não vitralize até eles tomarem uma providência. Essa já é uma fake news bem manjada, de que querem bloquear o WhatsApp para que as pessoas não sejam informadas de supostas irregularidades. Obviamente, também é falsa.

Uma quinta afirmação é de que a rede Globo está tentando, a todo custo, esconder essas notícias sobre essas supostas irregularidades, mas o WhatsApp segue divulgando. Esta afirmação também não merece maiores comentários, pois se as notícias são falsas também é falso que a Globo estaria tentando escondê-las.

Uma sexta afirmação dá conta de que o STF vai quebrar os cofres públicos só para atingir o presidente Bolsonaro. É mais uma afirmação vaga e sem nenhuma credibilidade, não trazendo nenhuma indicação de como o STF iria quebrar os cofres públicos. É só mais um boato, mesmo.

Uma sétima afirmação no texto compartilhado diz que, segundo notícia vazada da inteligência de uma das forças policiais de investigação, os aposentados e pensionistas do Brasil terão seus "salários" cortados por um tempo. E mais uma notícia sem nenhuma credibilidade, pois não seria possível cortar os proventos de aposentados e pensionistas do Brasil, já que estão garantidos por normas legais e constitucionais. É só mais um boato.

Chama atenção para o nível da mensagem compartilhada, com inúmeros erros de português, especialmente de concordância e pontuação, além de erros em vários conceitos, como salários de aposentados e pensionistas e não proventos, como é o correto; polícia Federal militar, que não existe, além de outras aberrações.

Só uma pessoa muito ingênua ou ignorante para acreditar nesse conjunto de boatos, o que não é o seu caso, que desconfiou e foi verificar pesquisando no Google, chegando até este site. Parabéns!